
Pensar em alternativas ao Mercado Livre pode se tornar um diferencial para aumentar suas vendas e mesmo proteger seu negócio no futuro.
O Mercado Livre é o maior site de vendas online do Brasil, você tem que estar nele, mas de forma alguma deixar que ele seja sua única fonte de venda.
1. eBay
A primeira dica de alternativas ao Mercado Livre é o eBay, plataforma que serviu de inspiração para o próprio ML. Apesar de ter maior alcance para os públicos da América do Norte, Europa e Asia, é possível utiliza-la no Brasil e se demonstra uma excelente ferramenta para alcançar os mercados estrangeiros. Usando o sistema de leilões ou compra direta, qualquer um pode vender seus itens usados ou montar uma loja online dentro do site para comercializar seus produtos.
Fundado em 1995, o serviço também foi pioneiro na área de e-commerce, funcionando desde os primórdios da internet.

2. OLX
Com a proposta de “promover o desapego”, a OLX é um dos maiores sites de vendas online para itens usados. Funcionando como uma especie de classificados, possibilita o comércio de todo tipo de produto – desde iPhones usados até imóveis. o site é um dos mais acessados no Brasil, apesar de ser originalmente americano. A OLX permite que seus usuários façam anúncios gratuitos ou pagos, dando destaque na página inicial para quem tiver escolhido a modalidade paga.
Além do site, a OLX também conta com aplicativos mobile para Android, iPhone e iPad, otimizando sua experiência para as telas dos celulares.

3. Enjoei
Outra loja virtual com foco na venda de usados, a Enjoei trabalha em uma escala diferente da OLX e Mercado Livre. Enquanto a gigante do ecommerce trabalha com todo tipo de produto e bens, o Enjoei se foca nas áreas de pequenos eletrônicos, roupas e itens de decoração, entre outros.
É um dos poucos sites de vendas de usados que permite incluir o tamanho de roupas e calçados para que os usuários possam fazer suas buscas através desses parâmetros. Vale lembrar que nada impede que produtores de moda não vendam seus produtos, mesmo que não sejam usados. O Enjoei também conta com aplicativos móveis para Android e iOS.
